Receita já liberou download do programa de declaração do Imposto de Renda.
A antecipação é para tentar evitar congestionamento no sistema no primeiro dia de entrega do documento, como ocorre todos os anos. A transmissão dos dados para o Fisco, no entanto, só poderá ser feita entre 1º de março e 30 de abril, prazo para entrega das declarações.
O contribuinte também encontra a partir desta sexta no site do Fisco um tutorial - espécie de linha do tempo - com a trajetória que o contribuinte precisa seguir para fazer a declaração do IR. A linha está dividida em quatro etapas, começando com o download do programa até a fase final de restituição.
O governo estima que 25 milhões de pessoas entregarão declarações este ano, contra 24,37 milhões em 2011.
Veja agora quem precisa declarar?
Os limites de isenção e os abatimentos previstos em lei foram reajustados este ano em 4,5% em relação aos valores do ano passado, o que significa que estão obrigados a entregar a declaração do IR os contribuintes que receberam mais que R$ 23.499,15 no ano passado.
Aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil, também devem prestar contas à Receita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário