ECONOMIZE NESSE NATAL!!!


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SITUAÇÃO SE AGRAVA COM AS CHUVAS NO RIO DE JANEIRO


Chuva volta a cair em Nova Friburgo e casas são interditadas



Defesa Civil chegou a liberar imóveis por cerca 1h.
Dois deslizamentos atingiram cerca de 20 casas no bairro Três Irmãos.


Moradores do bairro Três Irmãos, em Friburgo, teme novos deslizamentos (Foto: Tássia Thum / G1)Moradores do bairro Três Irmãos, em Friburgo, temem novos deslizamentos (Foto: Tássia Thum / G1)
Voltou a chover em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, por volta das 11h desta quarta-feira (14) e a cidade segue em estágio de alerta. Mais cedo, por volta das 10h, a Defesa Civil chegou a liberar o retorno de moradores a algumas casas que estavam interditadas após o deslizamento de pedras provocado pela chuva no bairro Três Irmãos.
Segundo o secretário de Defesa Civil de Nova Friburgo, João Paulo Mori, cerca de 70 casas foram interditadas após os deslizamentos de terça-feira. Outras 30 residências já estavam interditadas desde a tragédia de Janeiro de 2011. Nesta quarta, as sirenes não foram acionadas porque chove pouco.
O secretário acrescentou que as sirenes tocam quando há um acumulado de 100 mm. Mori pede que os moradores de áreas de encostas se cadastrem no sitewww.alertaviacelular.com.br para que recebam SMS informando sobre os riscos de deslizamentos. Há três abrigos no bairro Três Irmãos. Cerca de 50 pessoas estão desalojadas.
Ao menos 20 casas do bairro foram atingidas pelos dois deslizamentos ocorridos na terça-feira (13). Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas e não há busca por desaparecidos. A área afetada já estava interditada desde janeiro de 2011, quando uma forte chuva matou mais de 900 pessoas na Região Serrana.
Por volta das 10h desta quarta-feira, apenas os moradores do lado direito da Rua Rio Caraíba puderam voltar às suas casas. Os imóveis do lado esquerdo, onde fica a encosta rochosa, permanecem interditados. Desde o início da manhã, técnicos do Departamento de Recursos Minerais fazem uma avaliação das rochas que cercam o bairro Três irmãos. O chefe de equipe da Defesa Civil de Nova Friburgo, tenente Hamilton Thuller, não descarta a possibilidade de novos deslizamentos no trecho.
“A cidade ainda continua em estado de alerta porque há previsão de chuva para esta quarta-feira”, disse o tenente.
Moradores observam os estragos causados pela chuva (Foto: Tássia Thum / G1)Moradores observam os estragos causados pela chuva (Foto: Tássia Thum / G1)
Remédios e documentosOs moradores dos imóveis interditados puderam voltar às suas casas, para buscar apenas remédios de uso controlado e documentos. Homens da Cruz Vermelha e da Guarda Municipal acompanharam os moradores, que foram divididos em pequenos grupos, e só puderam permanecer nas residências por cinco minutos.
A possibilidade de uma nova tragédia atormenta a costureira Heloísa Mello da Silva, de 29 anos. Um dia após a chuva, ela voltou ao bairro para buscar documentos na casa de sua mãe, que mora em frente ao local onde houve um dos deslizamentos

FONTE:  Do G1, RIO DE JANEIRO -  em Nova Friburgo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário